Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Claudia & Garin

A cantora Claudia Barroso, ainda com uma certa projeção no cenário musical brasileiro, resolveu vir trabalhar no Recife como apresentadora de um programa de auditório. Fez contrato com a TV-Jornal em 1979.  Fui, então, indicado para produzir o programa.  Mas, tanto ela como o marido, o empresário José Roberto, talvez não tivesse confiança no meu trabalho.
Na semana da estréia do programa, eles convidaram Humberto Garin, diretor do setor musical do SBT para dar uma olhada no meu trabalho.
Veio ao Recife,  leu o roteiro do programa e acompanhou o ensaio. Depois, disse para Claudia:
        -  “A produção do programa está bem entregue. Não sei o que vim fazer aqui.” – e teceu elogios ao meu trabalho.
          O programa estreou e seguiu seu rumo, sem maiores complicações.        
Só que o  marido de Claudia era um fascinado pela mulher. Achava-a a estrela  maior da Televisão brasileira. E caiu no mercado publicitário para vender as cotas do programa,  cotas que custavam mais caras que as inserções no Jornal Nacional, da Rede Globo. O mercado publicitário não
reagiu favoravelmente   e o programa começou a definhar pelo lado  econômico.  Meu cachê estava atrasado três meses quando eu senti que o mesmo acontecia em relação ao pagamento do contratado firmado com a Televisão.  Nesse ínterim, o casal, que tinha ainda a companhia da filha de Claudia e o marido, deixava o Hotel São Domingos, onde estava hospedado para ir morar num apartamento de cobertura do dono do hotel, que ficava  na Av. Agamenon Magalhães, próximo do Hospital da Restauração.  Pelo menos, o hoteleiro se livrava da diária com alimentação no hotel.
            Foi quando a TV não agüentou mais o prejuízo e cancelou o programa, que, por sinal, tinha razoável audiência.  O meu prejuízo não foi maior porque recebi umas letras promissórias para descontar mensalmente de uma loja de confecções. Sabendo da situação, o lojista se aproveitou para não me pagar em dinheiro. Virou permuta e eu reforcei meu guarda-roupa com ternos, calças, camisas, cuecas, etc.

Uma coisa valeu: a amizade com Humberto Garin. Meses depois do cancelamento do “Programa Claudia Barroso”,  Garin me pediu para indicar dois cantores amadores entre os muitos que participavam dos quadros de calouros dos programas da TV.  Teria que ser um casal para
participar de uma disputa em São Paulo. Tratava-se da sequencia “A Mais Bela Voz do Brasil” do programa comandado por Jota Silvestre no SBT.
Convoquei, então, Ivan Sales e Valdete Tavares, efetivamente dois excelentes cantores que ainda não haviam assumido o profissionalismo.
Segui com eles para a capital paulista. Era  uma segunda-feira.  E tudo foi muito rapidinho. Chegamos pela manhã. À tarde, os cantores já ensaiavam com a grande orquestra do maestro Milani.  Lembro que em dado momento Jota Silvestre, que assistia ao ensaio, disse baixinho pro maestro:
         - “Essa dupla de Pernambuco vai ganhar e aí não vai dar...”
         O antipático apresentador se referia ao fato de que  a jogada do programa era que os artistas de  Pernambuco perdessem  para os cantores do Rio de Janeiro e os dois representantes cariocas enfrentariam, na grande final, os cantores  de  São Paulo. Ainda havia por cima a questão de que o programa não era exibido no Recife.
         O risonho (só no vídeo) Jota Silvesre anunciou Ivan Sales e o garoto começou a cantar houve de tudo: o microfone falhou, a orquestra atrasou,mas a platéia aplaudiu assim mesmo. A mesma coisa aconteceu com aValdete. No fim, a comissão julgadora (já devidamente preparada) deu a vitoria aos dois cantores cariocas. Nos bastidores, todos os jurados foram unânimes em afirmar que  os pernambucanos foram melhores que os cariocas. Sandra de Sá, uma das juradas, chegou a se desculpar:
         - “Vocês foram maravilhosos. Só que o resultado já estava escrito, sabe como é, né ?”
          Manhã do dia seguinte, ao sairmos do hotel no Largo do Arouche para um passeio pelo centro da cidade, várias pessoas pararam a gente para se referirem ao resultado desastroso da competição.
           Mas, o publico não entende esses macetes, porque na TV o que importa  mesmo é a audiência... Garin  prometeu mandar o vídeo-tape do programa.  Estou aguardando até hoje....