Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Minha Estréia no Cinema

      Minha primeira e também ultima participação no Cinema foi algo que me  surpreendeu, do mesmo jeito como foi minha atuação  ao lado da estrelissima  Bibi Ferreira no teatro.
       O cineasta Jarbas Barbosa, irmão do Velho Guerreiro Chacrinha, veio filmar aqui no Recife  “Juventude e Ternura”, o longa-metragem que marcava a estréia de Wanderléa -  Rainha da Jovem Guarda -  no cinema.
A cantora estava no auge da fama, com várias musicas nas paradas de sucesso.  Eu  trabalhava na  TV-Jornal do Commercio,  na área administrativa,  e fui encarregado de dar apoio ao evento.   Jarbas queria que a estrela  Wanderléa, fosse recebida por uma multidão no aeroporto.
Queria também uma apresentação especial do programa “Bossa 2”, comandado por José Maria Marques, onde ela faria uma participação como cantora consagrada pelo publico jovem. Havia também no roteiro do filme cenas nas praias de Boa Viagem e Candeias  e  na recepção do Grande Hotel. Durante uma semana fizemos ampla  divulgação dos  eventos e tudo saiu como o cineasta  desejou: multidão no aeroporto,  auditório lotado e eu fazendo das tripas coração para que toda a equipe  de filmagem transitasse livremente  nas áreas escolhidas para as tomadas de cena. Foi produzida uma audição especial do programa “Bossa 2”,  que era comandado pelo saudoso José Maria Marques. Além das cenas no auditório, com Wanderléa cantando acompanhada de conjunto musical e bailarinas e sendo delirantemente aplaudida pelo público do auditório, foram feitas cenas nos controles de áudio-e-video, onde o ator  Anselmo Duarte, aparece exigindo um melhor enquadramento na imagem da cantora, já que ele interpreta no filme o papel de empresário de Wanderléa.
          “Juventude e Ternura” é um filme romântico e musical por excelência. Produzido por “JB Produções Cinematográficas Ltda.”, com direção do competente cineasta Aurélio Teixeira, fotografia de José Rosa e direção musical de Erlon Chaves. No elenco, além do consagrado galã Anselmo Duarte, participam  Enio Gonçalves, Bobby de Carlo, entre outros.   
           Fiquei o tempo todo colaborando com  o diretor do filme  e na cena em que Wanderléa concedia uma entrevista coletiva no hall do Grande Hotel Jarbas pediu:
         - Miguel arranja por aí dois ou três repórteres para participar da cena.
Você mesmo será um deles. Bote paletó e gravata e vá pro hotel. Lembro que convidei Hélio de Oliveira, que era o produtor do “Bossa 2”, para dar uma de repórter também.
            Nunca pensei que um dia seria protagonista de um filme nacional, Botei o terno e segui para o hotel. Luzes.... câmeras.... ação.  Todos a postos, após um rápido ensaio, e tudo saiu de primeira.  A “avant  premiere” do filme  no dia 20 de abril de 1968, teve como patronesse dona Lotinha Pessoa de Queiroz, que doou toda a renda da bilheteria do Cinema São Luiz  para a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer.

Com  o cinema lotado, compareci à estréia para avaliar o meu desempenho. Eu apareço fazendo  uma pergunta a Wanderléa, embora minha voz tenha sido dublada. A cena dura uns 10 a 15 segundos, mas dá prá reconhecer quem eram os personagens. Quem me conhece logo me identificou na cena.

 Matéria publicada no jornal Diário da Noite, em 20/04/1968. 

Além de haver permanecido em cartaz por 15 dias no cinema São Luiz, alguns anos depois o filme foi exibido na Rede Globo e na TV Educativa, inclusive numa homenagem a Anselmo Duarte no dia de seu falecimento.  Para os incrédulos ou invejosos, informo que tenho o filme inteiro,  gravado em DVD e a foto abaixo é uma cena do filme.
Wanderaléa numa entrevista para o rádio.
Ao meu lado o jornalista Paulo Granja.


Miguel Santos aparece no filme entrevistando a estrela
Wanderléa. Ao lado, o galã do cinema brasileiro, Anselmo
 Duarte, ao lado de Hélio de Oliveira.  A cena foi gravada no “hall” do
Grande Hotel, na época o mais luxuoso da cidade.