Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Meu Encontro com Lula


   Ao assumir a direção da Massangana Multimídia,  a produtora  de vídeo da Fundação Joaquim Nabuco,  o  meu  amigo  Jorge José Santana me convidou  para participar de alguns projetos da instituição. Um desses projetos  tinha o patrocínio da SUDENE e se destinava a ressaltar a importância dos incentivos fiscais oferecidos pela autarquia de desenvolvimento do Nordeste. Os vídeos me levaram a conhecer destacadas empresas localizadas na região, entre as quais uma industria de plástico no Distrito Industrial de João Pessoa, uma empresa de confecções em Natal-RN, a Raymundo da Fonte em Paulista-PE, entre
outras.  
      Mas, o projeto que mais me emocionou foi o denominado “Nomes que fazem a diferença”, no qual eram ressaltadas personalidades publicas que se destacaram em vários segmentos da nossa sociedade. Tive o privilegio de produzir os vídeos sobre o empresário Armando Monteiro Filho, o ex-governador Cid Feijó Sampaio e  o ex-prefeito do Recife, José do Rego Maciel.  O trabalho consistia em realizar pesquisas sobre cada um dos entrevistados,  obter depoimentos de pessoas do seu rol de amigos, companheiros de trabalho e familiares,   elaborar um roteiro para as entrevistas comandadas pela experiente apresentadora Carmen Peixoto e, finalmente,   ilustrar a edição, com imagens recentes e/ou colhidas dos álbuns de família dos entrevistados.
         Durante toda essa minha experiência profissional fui repreendido publicamente duas vezes. A primeira quando tentei captar imagens do dr. José do Rego Maciel e família assistindo missa na Capela de Jesus Menino de Praga, existente na Avenida  Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. Cheguei cedo com a equipe, instalamos a câmera, iluminação e som para a captação da missa e da presença de familiares.  Na época, o filho do homenageado  era o Vice-Presidente da Republica, Marco Antonio Maciel.  Poucos minutos antes da missa duas viaturas da Policia Federal chegaram à Igrejinha, fazendo o cortejo de segurança do carro que conduzia o vice-presidente. E logo que ele entrou no recinto e viu o nosso “circo” armado mandou um dos seguranças solicitar delicadamente a nossa retirada do local, porque não queria que  aquele momento íntimo da família fosse registrado por câmeras, luzes e tudo mais. Fiz o que foi solicitado, mas o câmera foi orientado por mim para buscar, mesmo de longe e sem a iluminação adequada,  algumas imagens  do dr. José do Rego Maciel ajoelhado, rezando, ao lado do filho. Essas mesmas imagens foram colocadas no vídeo e causaram a emoção tão esperada por todos nós.

          A segunda repreensão foi do empresário Armando Monteiro Filho. Na lista que tinha sobre os seus grandes amigos estava o nome de Luiz Inácio Lula da Silva, então pré-candidato a Presidente da Republica. Demonstrei a Jorge José a minha disposição de ir à Brasília ou à São Paulo, onde ele estivesse, para obter o depoimento de Lula para o documentário.
Mas, o projeto não dispunha de verba suficiente para essa despesa. Pesquisei por onde andava Lula e, coincidentemente, ele estava agendado para receber uma homenagem em Petrolina e que, depois, viria para o Recife.  No dia da homenagem, segui com a equipe para o Aeroporto dos Guararapes. Em nenhum balcão das empresas aéreas havia o registro do passageiro Luiz Inácio Lula da Silva. Fui bater com os costados na Infraero e lá me orientaram para procurar os hangares das empresas que se utilizam de aviões particulares. Dito e feito. No hangar da Empreiteira Queiroz Galvão confirmei a chegada de uma aeronave vinda de Petrolina com o precioso passageiro. Montei meu esquema para  gravar o desembarque de Lula e logo em seguida o depoimento que ele certamente daria se referindo ao dr. Armando, mas eu não contava que o homenageado estaria também  na recepção.  Quando o dr. Armando me viu, foi categórico:
           - “Por favor,  não fica bem essa ostentação para o nosso encontro que não é publico. É encontro muito reservado...”
            - “Dr. Armando, vamos ficar escondidos. Lula não vai notar que estamos aqui. Só depois que o senhor se retirar é que vou conversar com ele e explicar a nossa intenção.” – foi o que eu disse.
             Lula recebeu um forte abraço do dr. Armando ao descer do avião.
Conversaram por um período e, em seguida,  dr. Armando foi embora.
Fui ao encontro de Lula, expliquei o que estava buscando e  ele, de imediato,  se propôs a dar o depoimento.  Enquanto urinava no banheiro da sala vip ele perguntava detalhes do trabalho que eu estava realizando. Ainda no banheiro, trocou de camisa, penteou os cabelos e disse:   - “Estou pronto para falar.”
                A  câmera foi ligada  e ele começou:               
  -  “A minha relação de amizade com dr. Armando Monteiro é uma relação, eu diria, até um pouco recente,.  Primeiro, eu conhecia dr. Armando de leituras sobre o Governo João Goulart; depois eu me inteirei umn pouco mais sobre dr. Armando nas conversas com Brizola; depois euconheci um pouco mais dr. Armando nas eleições de 1994, quando ele era candidato a Senador , e aí eu acho que reside a interação das pessoas.
Como é que nasceu essa nossa amizade  ? Eu estava em Petrolina, nós íamos fazer um comício, eu era candidato a Presidente pelo PT, o Armando Monteiro era candidato ao Senado na chapa de Arraes, mas apoiava o Brizola enquanto candidato a Presidente da Republica, e quando dr. Armando foi falar , o publico de Petrolina, uma parte do publico, deu uma vaia no dr. Armando. E vaiaram Dr. Armando porque ele falou o nome do Brizola, ou seja, eu era o presidenciável que estava no palanque e ele defendeu o nome do Brizola, e por isso deram uma vaia no Dr. Armando.
Eu fiquei pensando que o Dr. Armando estava certo, ele tinha mais era que defender o Brizola, afinal de contas ele era o candidato do partido do Brizola,  e Brizola era candidato como eu e não era pelo fato de eu estar naquele palanque que Dr. Armando teria que mudar e me apoiar, porque aí , com seria virar a casaca da forma mais esdrúxula  possível.  Foi pensando assim que eu construí  no meu imaginário um respeito muito grande ao Armando Monteiro (.....)  Eu tenho um profundo respeito pelo Armando, pelo  seu passado político, mas sobretudo pelo seu caráter e pelo seu comportamento  ético (....)   e prá mim  a ética  é  muito importante neste Pais onde os governantes são ladrões, onde os políticos são corruptos, onde delegado rouba, policial rouba, governante rouba, juiz rouba. Quando a gente encontra um homem honesto, a gente tem que estender a mão  e falar: - “é com esse que eu vou”.
          O video documentário sobre Dr. Armando Monteiro Filho foi lançado no Cine-Teatro da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, no dia 6 de dezembro de 2000 e foi noticia em todos os jornais. Na ultima pagina deste capitulo, reproduzo uma matéria que foi publicada na “Folha de Pernambuco”, com fotos sobre o evento.
          E sobre Dr. Cid Feijó Sampaio resta a grata satisfação de ter  me aproximado  de um homem que eu já admirava como governante, que lutou pelo desenvolvimento industrial de Pernambuco.  Dr. Cid era um politico obstinado, impetuoso, inovador,  um autentico líder empresarial e um gestor  de extraordinária competência no zelo pela causa publica.