Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Guina Quanta Saudade

Aguinaldo Batista de Assis, pernambucano de  Palmares, era um moço modesto,  sempre bem humorado, corpo franzino, um tanto ou quanto feio de aparência, mas uma alma boa, compreensiva, um homem de caráter como poucos, apesar de ter sido um humorista. Nasceu com o gênio do humor nas veias e com o desejo de só fazer o bem.
          Conheci Aguinaldo Batista através do comunicador Walter Lins, na Rádio Clube.  Havia feito uma entrevista com Walter para a “Revista do Radio”,  editada no Rio de Janeiro e distribuída  para todo o Brasil. Eu  era representante-corrrespondente  e mantinha uma coluna semanal com as
noticias do radio pernambucano. Era uma época próxima do Carnaval. Walter Lins comandava o   “Carrocel”,  que era apresentado no pequeno auditório da Radio Clube.  Dei a idéia de produzir uma revistinha carnavalesca para o programa.  Ele gostou da sugestão e disse que ia me apresentar a Aguinaldo,  ídolo do grande publico,  com seus quadros humorísticos. Grande parte de sua  imensa popularidade se devia ao tipo “Azarildo”, que ele interpretava  no programa “Atrações do Meio-Dia”.
            No dia da apresentação, pensei comigo:
              - “Esse cara vai me levar na gozação”.
            Aconteceu o que eu jamais esperava. Aguinaldo apoiou a minha idéia, ajudou-me  a passar tudo para o papel e realizamos juntos a revistinha, que  teve a participação de atores, cantores, músicos e dançarinos e causou tanto sucesso que foi repetida na semana seguinte.
Daí  em  diante,  não nos largamos mais. Ficamos amigos inseparáveis.
Para onde um ia o outro  ia também.  Amigão nosso  também era oJosé Augusto Branco, que ainda atua na Rede Globo morando no Rio de Janeiro. Sempre magrinho, mas com um coração do tamanho de um elefante, Aguinaldo era admirado por todos,  colegas,  ouvintes,  telespectadores, todos enfim.  Certa feita, ele me confessou:
            - “Tem uma mocinha apaixonada por mim. Ela é linda e de família rica., Eu sou feio e pobre. Certamente ela está apaixonada apenas pelo artista.  Esse namoro  não pode dar certo”
            E acabou o namoro. Conheci a moça, realmente muito bonita e de
família abastada. Mas, Aguinaldo era assim. Extremamente sincero.  Não tolerava ser ingrato com ninguém.   Na época em que a Empresa Jornal do Commercio atravessava dificuldades financeiras, Aguinaldo estava enfrentando também problemas semelhantes. Não dizia a ninguém, mas as pessoas mais próximas dele desconfiavam. Aguinaldo era sócio de Marcos Macena num estúdio de gravação. O que fazer para ajudar Aguinaldo de uma forma que ele não desconfiasse de nada ? 
              Macena inventou uma historia e deu certo:
            - “Aguinaldo, a loja Tiradentes quer um texto para vender rápido 20
geladeiras. Aqui estão os detalhes.  Faça o texto logo,  porque a loja já mandou o dinheiro da produção prá voce  Aqui está,” – e Macena  passou o  dinheiro da cota que fizemos prá ele. Aquinaldo  acreditou. Fez o texto, recebeu o dinheiro  e Macena gravou para dar a entender que era tudo verdade.  Só assim ajudamos Aguinaldo a   sair de um sufoco, sem que ele entendesse que era realmente uma ajuda.            
               Aguinaldo casou-se  com a nutricionista e professora, Conceição Lopes,  teve um  filho (Guiga) e morava na Madalena. Família feliz, que vivia na mais completa harmonia.
              No ano de 1977,  Aguinaldo e Macena comandaram o programa “Sabado Show”, transmitido do auditório da TV-Jornal aos sábados, à tarde   Eu fazia a produção e muitas vezes me perdia no comando do programa, porque os dois saiam do roteiro, inventavam mil presepadas e
conseguiam  fazer o publico rir o tempo todo. Era, por assim dizer, um programa  de variedades ancorado por dois excelentes comediantes.               
Doente dos rins, Aguinaldo chegou a  se submeter a sessões de  hemodiálise três vezes por semana. Uma  batalha contra a morte.  Numa das sessões o coração não resistiu.  No velório do Hospital Português, fui vê-lo pela ultima vez. Ao invés de rir de suas presepadas, chorei copiosamente. Que Deus o tenha.