Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: As Revistas

Não me perguntem como nem por que, mas o certo é que assumi a tarefa de ser representante-correspondente da já extinta Revista do Radio, que na época era a publicação semanal  segunda colocada em vendas em todo o  Brasil  (a primeira era a Revista “O Cruzeiro”).  A Revista do Radio era dirigida pelo jornalista Anselmo Domingos e tinha  como secretário de redação Borelli Filho. As duas paginas centrais eram ocupadas pelos “Mexericos da Candinha”, onde os artistas mais consagrados eram visados pelas fofocas e disse-me-disse.  Aliás, nessa época só existia o rádio  e a Nacional   do Rio era a mais poderosa Emissora do País, cujo “cast”  reunia os maiores nomes da musica brasileira. A Revista promovia concursos, entre os quais  o que revelava  a Madrinha do  Radio e a disputa entre as cantoras Marlene e Emilinha Borba chegava a empolgar meio mundo, com comentários em todas as rodas. 
          A coluna que escrevia era “Rádio de Pernambuco”. A matéria era enviada pelos correios, razão por que existia  a preocupação de mantê-la mais atualizada possível porque chegava na redação da revista com alguns  dias de  atraso.  Eram  pequenas notas sobre o rádio que se fazia em Pernambuco (novos programas, os artistas que mais se destacavam, as fofocas, etc),  com uma ou duas fotos no máximo.  Era minha tarefa tambem  promover a revista nos meios de comunicação. Sempre  que
era autorizado pela Editora distribuía exemplares nas portarias dos programas de auditório da Radio Clube e Radio Jornal.  Quando esteve no Recife,  Anselmo Domingos me convidou para trabalhar na sede da Revista, no Rio de Janeiro, mas o apego à família e a minha própria idade
(pouco mais de 20 anos) me impediram de seguir outro rumo na vida.
            Foi nessa época que a Televisão surgiu e fui convidado para atuar na Revista TVlandia,  que nascia como um guia de programação semanal das TVs Jornal e Clube. A primeira publicação circulou no dia 19 de junho de 1961, com a foto de capa da atriz. Floriza Rossi. Eu assinava uma pagina sobre o Radio. Outros colaboradores: Hilton Marques (hoje produtor do programa de Jô Soares); o saudoso ator e diretor teatral Luiz Mendonça, fundador do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém; Renato Melo, produtor de TV, entre outros. A revista era dirigida pelo publicitário Oliveira Junior e por Geraldo Mayrink, que tinha uma agencia de registros de marcas e patentes.  Rildo Uchoa integrava a direção cuidando da publicidade e a Acê Filmes, de Alcir Lacerda, criava as fotos. 
Os artistas que mais figuravam nas capas: Heloisa Helena, Floriza Rossi, Arlete Sales, Nair Silva, Penha Maria, Nel Blue, Geraldo Liberal. Depois de alguns meses de circulação, assumi a editoria geral da Revista, que era editada pela Gráfica Ilha, que funcionava no bairro de São José.
Quatro meses depois de circular gratuitamente, TVlandia passou a ser vendida nas bancas. Uma tiragem media de 1.500 exemplares semanais, um marco na historia dos periódicos que existiram até hoje  em Pernambuco. 

            Capa da Primeira Edição da Revista TVLANDIA (1961)

A partir de fevereiro de 1962 a TVlandia passou ao comando do  radialista e publicitário Josenildo de Souza Leão, mais conhecido como César Brasil. Outra equipe foi formada:  Adel Barros na gerencia geral e os colaboradores Ednaldo Lucena, Waldemar Garcia, Mário Sabino, Emanoel Rodrigues e outros.  A TVlandia viveu até meados de 1963, quando foi criada a Canal,  outra revista tipo de bolso, com o mesmo
objetivo.  Dirigida pelo casal de atores Jorge Ramos e Fernanda Simões, com secretaria de Miguel Santos e uma equipe de colaboradores de peso: Dias da Silva, famoso psicólogo; o teatrólogo Alfredo de Oliveira e os jornalistas Romildo Cavalcanti e Isaltino Bezerra. Um ano depois de criada, mudou de direção. Assumiram o publicitário Waldir Machado e o artista plástico Wellington Virgolino, com a colaboraação editorial de Fenando Spencer,  Redomark Viana, Wilton de Souza e Fernando Bastos.   Canal circulou até meados de 1965. Sempre com uma  tiragem média de dois mil exemplares semanais  e uma boa aceitação por parte do publico.
  
NAIR SILVA FOI A CAPA INAUGURAL DA REVISTA CANAL

Entrevistando Anselmo Domingos, diretor da Revista do Rádio